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Quando pensamos em Escola, logo pensamos em salas com alunos sentados em cadeiras enfileiradas de frente para o professor (a), escutando atentamente, por amor ou falta de opção, além de outras características específicas. Como pedagoga, eu, Neilyanne Almeida desejo uma educação diferenciada e que fuja desse modelo tradicional. Questionar esse modelo implica em rever como, para quê e por que queremos e precisamos de uma nova forma de educar.
Essa necessidade de mudança da Educação já foi questionada e transformada em ação educativa por alguns educadores. Temos como, por exemplo:

1.      Escola da Ponte Vila das Aves: É uma escola que não tem salas de aula, não tem turmas divididas por faixa etária, não tem provas, não tem nada. As próprias crianças decidem o que querem aprender, e assumem algum aspecto do funcionamento da escola. A escola é organizada por dimensões artísticas, identitária, lingüística, lógico - matemática e naturalista. Tal escola foi criada em 1976, pelo Professor José Francisco de Almeida Pacheco e está localizada em Portugal. 
 
2.      Escola Micael Waldorf: Uma das principais características da Pedagogia Waldorf é o seu embasamento na concepção de desenvolvimento do ser humano introduzida por Rudolf Steiner e a Antroposofia. Steiner desenvolveu um currículo que equilibra os três elementos constitutivos do homem segundo a Antroposofia: Corpo, Alma e Espírito, estes relacionam-se intrinsecamente com as atividades do Querer, Sentir e Pensar. Além de o professor acompanhar o mesmo aluno por 8 anos. - 

3.      Escola Vila: A semente da escola Vila foi plantada quando Fátima Limaverde e outras mães decidiram se reunir para trabalhar com seus filhos. A escola Vila “investe num trabalho de consciência baseada nos valores e direitos humanos, e nas mudanças de atitudes que levam o ser a ter uma visão de mundo mais ampla e humana”. Fundamentado pela pedagogia da Educação Biosustentável, Ecossistêmica e Transdisciplinar, o currículo é organizado com base em seis projetos, nos quais o aluno vê o conteúdo didático de forma contextualizada a partir das vivências que os projetos proporcionam. - 

Existem outras escolas que possuem uma pedagogia diferenciada, e lutam por uma educação transformadora. Por acreditar na transformação desses paradigmas educacionais que consequentemente refletirão na transformação da sociedade, pretendo mudar a educação, pois qualquer mudança é melhor que permanecer na mesma.

O Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Ceará, através do Instituto Afrobrasiluso de Pesquisa e Estudos Literários (IAPEL), inscreve, até 3 de agosto de 2011, para o I Simpósio de Gênero e Literatura da Universidade Federal do Ceará (I SIMGELI), que acontecerá nos dias 8 e 9 de agosto. 
Os interessados em apresentar comunicação oral devem se inscrever até 15 de julho. Além de mesas-redondas e apresentações culturais, o evento traz a Fortaleza renomadas pesquisadoras da área, como a Profª Tania Navarro Swain (UnB) e a Profª Zahidé Lupinacci Muzart (UFSC).
Convidada para a palestra "Diferença sexual: uma questão de poder", no dia 9, às 10h45min, Tânia Navarro é doutora pela Université de Paris III – Sorbonne, e pós-doutora pela Universidade de Montreal. Em 2002, criou o primeiro curso de pós-graduação em Estudos Feministas do Brasil. Hoje, na Universidade de Brasília, coordena o programa “Terças Feministas”, com palestras de professoras atuantes na área.
No mesmo dia, para a conferência de encerramento, às 17h30min, Zahidé Lupinacci falará sobre "Em busca do cânone feminino: o romance das escritoras brasileiras". A convidada é doutora pela Universidade de Letras e Ciências Humanas de Tolousse, França, e editora da revista literária "Travessia", da Universidade Federal de São Carlos. Zahidé também coordena projeto integrado sobre as escritoras brasileiras do século XIX.
As atividades acontecerão no Auditório José Albano (Área I do Centro de Humanidades, Benfica). Podem participar alunos, professores e pesquisadores de qualquer área e demais interessados. Inscrições na secretaria do Departamento de Literatura ou por meio do blog do evento, onde o interessado também poderá acessar a programação completa.
Mais informações através do telefone (85) 3366.7617.
Fonte: Profª Edilene Ribeiro Batista e Profª Elizabeth Dias Martins, do Departamento de Literatura da UFC - (fone: 85 3366 7617)

Ao contrário do que muitos possam imaginar, ir ao cinema, acompanhar telenovelas ou apreciar uma peça de teatro não são programas exclusivos de quem pode enxergar, mas também estão disponíveis para pessoas com cegueira. Isso é possível através da audiodescrição, tema do "Todos os Sentidos" de hoje (13), às 14h, na Universitária FM (107,9).
Estima-se que existam cerca de 16,5 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência visual no País. Por isso, a acessibilidade nos meios culturais tem sido cada vez mais discutida.
No Todos os Sentidos, o assunto será abordado por dois membros da Associação dos Tradutores Audiovisuais do Brasil – Bruna Leão e Klístenes Braga. Todos os Sentidos é apresentado pelo professor e radialista Henrique Beltrão.

O público pode interagir através do telefone 3366.7474, pelo email sentidos@radiouniversitariafm.com.bre pelo twitter @todos_sentidos. A programação pode ser acompanhada pelo site da Universitária FM
Fonte: Produção do programa Todos os Sentidos - (fone: 85 3366 7474)


Os prazos de matrícula para 2011.2 foram modificados devido  a implantação do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA), então:
A Matrícula 2011.2 (via Internet e nas coordenações de curso) ocorrerá de 19 a 24 de julho.
E o ajuste de Matrícula 2011.2 (via Internet e nas coordenações de curso) ocorrerá de 28 e 29 de julho.

Ps:. Esse sistema deve ser visualizado utilizando o mozilla.
Os alunos ingressantes pelo sistema SISU também devem realizar o autocadastramento sem a necessidade do número de matrícula, e para isso o aluno deve acessar este link :http://www.si3.ufc.br/ e clicar no link "Cadastre-se" no canto inferior direito.