rss


ATIVIDADE DE EXTENSÃO

Atividade 1: PET VAI À ESCOLA

Estão previstas visitas quinzenais na Escola Municipal de Ensino Fundamental José Airton Teixeira, Anexo 2 – Criança Feliz, Bairro Santana Mondubim, Fortaleza-CE, que ocorrerão nas terças-feiras, com turmas do 5º ano, onde serão abordados temas referentes as necessidades da escola, tais como: sexualidade, drogas, violência, homossexualismo, entre outros.

A atividade será desenvolvida pelos bolsistas do Pet sob orientação do professor José Gerardo Vasconcelos.

Atividade 2. I SIMPÓSIO PET PEDAGOGIA

O I Simpósio do PET de Pedagogia da UFC terá como tema: “O pensamento pedagógico hoje” tem como principal objetivo estimular o envolvimento dos estudantes em atividades que favoreçam a troca de experiências através de seus trabalhos realizados no meio acadêmico. Será realizado no período de 13 a 15 de abril de 2011, na FACED – Faculdade de Educação/ UFC e tem como público-alvo graduandos do curso de pedagogia da Universidade Federal e das demais faculdades e universidades públicas e privadas do Estado, os estudantes do Programa de Pós-Graduação em Educação, as Licenciaturas da Universidade Federal do Ceará, além de pesquisadores, professores e pedagogos e demais profissionais da educação. Contará com o apoio da Coordenação do Curso de Pedagogia e do Centro Acadêmico Paulo Freire.


A atividade será desenvolvida pelos bolsistas do Pet sob orientação do professor José Gerardo Vasconcelos.


O Pet Pedagogia participa da Feira das Profissões, atividade proposta pelo INTERPET Ceará que consta da montagem de stands com informações e material dos Cursos em escolas e tem por objetivo oferecer orientações e esclarecimentos aos alunos das escolas básicas, em especial os do 3º ano do Ensino Médio, prestes a escolherem seu curso universitário.

Os bolsistas são responsáveis por atender os alunos prestando-lhes informações e esclarecendo dúvidas, apresentando o curso, seu projeto pedagógico, sua inserção profissional no mundo do trabalho, utilizando banners e material didático.

Esta atividade expressa uma articulação com o Curso de Pedagogia, na medida em que  esclarece a comunidade sobre essa profissão, sua atuação profissional e seu processo formativo.

Atividade 4 CINE PET

A Faculdade de Educação da UFC- (FACED) localiza-se no bairro Benfica, um bairro conhecido por ser um grande pólo cultural de Fortaleza, expressão e berço de inumeráveis formações artísticas.

Nesse sentido, há muito, é tradição a cultura de cine-clubes e a formação de platéias pelo bairro, o que progressivamente vem desaparecendo. O CINE-PET tem dentre seus objetivos ajudar a manter a tradição cultural cineclubista no bairro Benfica. A atividade abre suas portas para a participação da comunidade e para estudantes de outras universidades interessados por cinema. A atividade será promovida pelos bolsistas do PET Pedagogia sob a orientação do Professor José Gerardo Vasconcelos.

Atividades 5. CONTRIBUIÇÃO DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA UFC PARA A QUALIFICAÇÃO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM ESCOLAS PÚBLICAS

Algumas bolsistas do Pet Pedagogia participarão do Projeto “Mão na Massa”, que baseado no princípio de que “aprender direito é direito” defende que é necessário implantar nas salas de aula das escolas públicas de educação básica novas dinâmicas de trabalho que possam garantir a todos os estudantes a efetivação da educação como um direito. O projeto tem como um dos objetivos levar a necessidade de transformar as escolas em comunidades de aprendizagens. Estão previstos a preparação do grupo de envolvidos na Universidade Federal do Ceará e o contato inicial com a escola pública que se filiará à proposta.  Posteriormente terá a formação, em serviço, de professores das séries iniciais do ensino fundamental.

A atividade será desenvolvida pelos bolsistas do Pet sob orientação do professor Idevaldo Bodião

Atividade 5. CICLO DE DEBATES

Devido a demanda oriunda por parte dos alunos e professores, o Pet Pedagogia se propõem a organizar um ciclo de debates sobre temas diversos que estejam relacionados com a sociedade e a comunidade acadêmica.
Neste Ciclio de Debates serão discutidos assunto referentes a Usina Nuclear, a profissão do Pedagogo, aos direitos e deveres dos estagiários, Educação Infantil entre outros assuntos que forem de interesse da comunidade.
Os Ciclos serão mediados por professores da Universidade Federal do Ceará e professores convidados.
A atividade será desenvolvida pelos bolsistas do Pet sob orientação do professor José Gerardo Vasconcelos.


ATIVIDADES DE PESQUISA

Atividade 1. HISTÓRIA E MEMÓRIA DO PET PEDAGOGIA

Tem como objetivo conhecer e resgatar a história e memória do PET Pedagogia. A investigação se dará por meio de entrevistas com alguns tutores e bolsistas que fizeram parte do projeto no passado.
Espera-se a partir deste resgate apresentar as contribuições do grupo para o Curso de Pedagogia, comunidade acadêmica e outros.

A atividade será desenvolvida pelos bolsistas do Pet e orientada pelo Professor José Gerardo Vasconcelos.

Atividade 2. EXPECTATIVAS PROFISSIONAIS DOS GRADUANDOS EM PEDAGOGIA

Tem como objetivo identificar a expectativa que o estudante de Pedagogia tem em relação a sua atuação profissional. A investigação se dará por meio da aplicação de questionários a estudantes do 7° e 8 ° semestres dos Curso de Pedagogia diurno e noturno.
Espera-se obter um mapeamento das expectativas profissionais que indique os espaços profissionais que os futuros pedagogos pretendem ocupar e estabelecer uma relação com a formação oferecida pelo Curso de Pedagogia e o mundo do trabalho.

A atividade será desenvolvida pelos bolsistas do Pet e orientada pelo Professor José Gerardo Vasconcelos.

Atividade 3. ATUAÇÃO PROFISSIONAL DO PEDAGOGO EM ESPAÇOS EDUCATIVOS ESCOLARES E NÃO-ESCOLARES

Tem como objetivo conhecer a realidade de atuação profissional do pedagogo, tais como: possibilidade de atuação em diversos espaços escolares e não escolares. A investigação se dará por meio da aplicação de questionários a pedagogos e chefes de departamento, coordenadores de instituições de ensino.

Espera-se obter um mapeamento das possibilidades de atuação profissional do pedagogo na cidade de Fortaleza-CE


A atividade será desenvolvida pelos bolsistas do Pet e orientada pela Professora Carmensita Passos.


ATIVIDADES DE ENSINO

Atividade 1: GRUPO DE ESTUDOS

Filosofia da Educação: O grupo de estudo consistirá na leitura e discussão de textos sobre Filosofia da Educação e visa oferecer subsídios teóricos para fundamentar a realização das ações do Pet – Pedagogia, como o projeto de extensão Pet vai a Escola. O tema deste grupo de estudos tem relevância para a formação do pedagogo e do professor, além de ser uma temática ampla e complexa que oferece um extenso leque de assuntos com potencialidade de serem aprofundados. Os temas propostos para o ano de 2011 são: Platão, Aristóteles, Karl Marx, Santo Agostinho, John Locke, Rosseau, Hegel, Arthur Schopenhauer, Nietzche, Freud, Focault.
                              
O Grupo de Estudos será coordenado pelo professor José Gerardo Vasconcelos com o apoio dos bolsistas do PET e será aberta a comunidade acadêmica.

Atividade 2: RECEPÇÃO DE CALOUROS

A atividade visa recepcionar os novos alunos do Curso de Pedagogia oferecendo orientações gerais sobre o curso, a Universidade e as atividades realizadas pelo grupo PET. Com essa atividade busca-se uma maior integração com o curso, despertar o interesse dos alunos ingressantes pelas atividades do PET e divulgar os trabalhos desenvolvidos pelo grupo, além de apresentar outras possibilidades acadêmicas e sociais que o curso oferece.

A atividade será realizada pelos bolsistas do PET em parceria com o Centro Acadêmico e a coordenação do curso.

Atividade 3: MINI-CURSO ORIENTAÇÕES PARA A APRESENTAÇÃO ORAL DE TRABALHOS ACADÊMICOS

Destina-se a alunos recém-ingressos na Universidade e outros graduandos interessados. O mini-curso visa oferecer elementos que auxiliem na apresentação oral de trabalhos acadêmicos, discutindo técnicas e orientações para uma boa apresentação utilizando os recursos audiovisuais, com o intuito de dinamizar e tornar interessante a apresentação de um determinado conteúdo. 
A atividade será desenvolvida pelos bolsistas do PET sob a orientação da professora Carmensita Passos.

Atividade 4. CINE PET

O CINE PET tem como objetivo a integração dos alunos de diversos semestres do curso de Pedagogia, com temas voltados para educação. As atividades serão exibidas mensalmente em uma sala de aula na Faculdade de Educação - FACED, por meio de um projetor multimídia. Convidaremos professores e/ou estudiosos sobre os assuntos que serão abordados para facilitarem os debates.
O CINE dará direito a um certificado para aqueles estudantes de Pedagogia que estiverem presentes a, pelo menos, 75% das atividades.  Desta forma a atividade integra-se ao Projeto Pedagógico do curso, oferecendo atividades complementares. 


Atividades 5. SESSÕES DE ESTUDO E PLANEJAMENTO DAS ATIVIDADES DO PROJETO INTERDISCIPLINAR DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DE COMUNIDADES PESQUEIRAS DO CEARÁ

O Projeto Interdisciplinar de Formação Continuada para Professores de Comunidades Pesqueiras do Ceará envolve ações de ensino, pesquisa e extensão tendo como principal objetivo estabelecer uma parceria entre Universidade e escolas de comunidades pesqueiras que contribua para o aperfeiçoamento do ensino das instituições parceiras, através de ações voltadas para a formação continuada dos professores das escolas dessas comunidades e da criação de oportunidades formativas para os alunos dos cursos que integram projeto (Licenciatura em Física, Geografia e Pedagogia).

As escolas envolvidas no projeto, bem como em quais localidades os trabalhos se desenvolverão ainda serão definidas.

A realização de tais ações demanda preparação, estudos, aprofundamento de conceitos, discussões, integração e trabalho conjunto da equipe responsável pelo projeto. Este é o objetivo desta atividade que ocorrerá quinzenalmente, coordenada pelos professores Maria do Céu de Lima (Licenciatura em Geografia), Prof. Afrânio Coelho (Licenciatura em Física), Profa. (Carmensita Matos Braga Passos (Coordenadora dos grupos de trabalho das licenciaturas da UFC) e Prof. Herbert de Vasconcelos (Instituto UFC Virtual) e terá a participação de graduandos das áreas de Física, Geografia e de alguns bolsistas do PET Pedagogia), outros.

Atividade 6: MINI-CURSO NOÇÕES BÁSICAS DOS TIPOS DE TRABALHOS ACADÊMICOS

Os estudantes recém ingressos da Universidade Federal normalmente passam por um processo de transição delicado, do ensino médio para o nível superior, pois entram em um sistema que incentiva a produção acadêmica, coisa que eles não estão habituados. Os discentes ficam repletos de dúvidas quando são apresentados aos novos tipos de trabalhos acadêmicos e suas exigências. Eles tem dificuldades para compreender a diferença entre uma resenha e um resumo, bem como acerca das normas de formatação dos trabalhos exigidos nos eventos acadêmicos. Devido a tais dificuldades dos alunos ingressos, é que nos propomos a apresentar o mini-curso que aborde os tipos de trabalhos acadêmicos utilizados pelos professores ao longo do curso de Pedagogia e em eventos acadêmicos, tais como: tipos de fichamento, resumo, resenha, artigo, portfólio, relatório, painel e oral, entre outros.
Este mini curso tem por ibjetivo conhecer os diferentes tipos de trabalhos acadêmicos (tipos de fichamento, resumo, resenha, artigo, portfólio, relatório, painel e oral), que são exigidos ao longo do curso de Pedagogia e em eventos acadêmicos, além de identificar as características de cada tipo de  trabalho acadêmico.
A atividade será desenvolvida pelos bolsistas do PET sob a orientação da professora Carmensita Passos.