rss


ATIVIDADES DE ENSINO

Atividade 1: GRUPO DE ESTUDOS

Filosofia da Educação: O grupo de estudo consistirá na leitura e discussão de textos sobre Filosofia da Educação e visa oferecer subsídios teóricos para fundamentar a realização das ações do Pet – Pedagogia, como o projeto de extensão Pet vai a Escola. O tema deste grupo de estudos tem relevância para a formação do pedagogo e do professor, além de ser uma temática ampla e complexa que oferece um extenso leque de assuntos com potencialidade de serem aprofundados. Os temas propostos para o ano de 2011 são: Platão, Aristóteles, Karl Marx, Santo Agostinho, John Locke, Rosseau, Hegel, Arthur Schopenhauer, Nietzche, Freud, Focault.
                              
O Grupo de Estudos será coordenado pelo professor José Gerardo Vasconcelos com o apoio dos bolsistas do PET e será aberta a comunidade acadêmica.

Atividade 2: RECEPÇÃO DE CALOUROS

A atividade visa recepcionar os novos alunos do Curso de Pedagogia oferecendo orientações gerais sobre o curso, a Universidade e as atividades realizadas pelo grupo PET. Com essa atividade busca-se uma maior integração com o curso, despertar o interesse dos alunos ingressantes pelas atividades do PET e divulgar os trabalhos desenvolvidos pelo grupo, além de apresentar outras possibilidades acadêmicas e sociais que o curso oferece.

A atividade será realizada pelos bolsistas do PET em parceria com o Centro Acadêmico e a coordenação do curso.

Atividade 3: MINI-CURSO ORIENTAÇÕES PARA A APRESENTAÇÃO ORAL DE TRABALHOS ACADÊMICOS

Destina-se a alunos recém-ingressos na Universidade e outros graduandos interessados. O mini-curso visa oferecer elementos que auxiliem na apresentação oral de trabalhos acadêmicos, discutindo técnicas e orientações para uma boa apresentação utilizando os recursos audiovisuais, com o intuito de dinamizar e tornar interessante a apresentação de um determinado conteúdo. 
A atividade será desenvolvida pelos bolsistas do PET sob a orientação da professora Carmensita Passos.

Atividade 4. CINE PET

O CINE PET tem como objetivo a integração dos alunos de diversos semestres do curso de Pedagogia, com temas voltados para educação. As atividades serão exibidas mensalmente em uma sala de aula na Faculdade de Educação - FACED, por meio de um projetor multimídia. Convidaremos professores e/ou estudiosos sobre os assuntos que serão abordados para facilitarem os debates.
O CINE dará direito a um certificado para aqueles estudantes de Pedagogia que estiverem presentes a, pelo menos, 75% das atividades.  Desta forma a atividade integra-se ao Projeto Pedagógico do curso, oferecendo atividades complementares. 


Atividades 5. SESSÕES DE ESTUDO E PLANEJAMENTO DAS ATIVIDADES DO PROJETO INTERDISCIPLINAR DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DE COMUNIDADES PESQUEIRAS DO CEARÁ

O Projeto Interdisciplinar de Formação Continuada para Professores de Comunidades Pesqueiras do Ceará envolve ações de ensino, pesquisa e extensão tendo como principal objetivo estabelecer uma parceria entre Universidade e escolas de comunidades pesqueiras que contribua para o aperfeiçoamento do ensino das instituições parceiras, através de ações voltadas para a formação continuada dos professores das escolas dessas comunidades e da criação de oportunidades formativas para os alunos dos cursos que integram projeto (Licenciatura em Física, Geografia e Pedagogia).

As escolas envolvidas no projeto, bem como em quais localidades os trabalhos se desenvolverão ainda serão definidas.

A realização de tais ações demanda preparação, estudos, aprofundamento de conceitos, discussões, integração e trabalho conjunto da equipe responsável pelo projeto. Este é o objetivo desta atividade que ocorrerá quinzenalmente, coordenada pelos professores Maria do Céu de Lima (Licenciatura em Geografia), Prof. Afrânio Coelho (Licenciatura em Física), Profa. (Carmensita Matos Braga Passos (Coordenadora dos grupos de trabalho das licenciaturas da UFC) e Prof. Herbert de Vasconcelos (Instituto UFC Virtual) e terá a participação de graduandos das áreas de Física, Geografia e de alguns bolsistas do PET Pedagogia), outros.

Atividade 6: MINI-CURSO NOÇÕES BÁSICAS DOS TIPOS DE TRABALHOS ACADÊMICOS

Os estudantes recém ingressos da Universidade Federal normalmente passam por um processo de transição delicado, do ensino médio para o nível superior, pois entram em um sistema que incentiva a produção acadêmica, coisa que eles não estão habituados. Os discentes ficam repletos de dúvidas quando são apresentados aos novos tipos de trabalhos acadêmicos e suas exigências. Eles tem dificuldades para compreender a diferença entre uma resenha e um resumo, bem como acerca das normas de formatação dos trabalhos exigidos nos eventos acadêmicos. Devido a tais dificuldades dos alunos ingressos, é que nos propomos a apresentar o mini-curso que aborde os tipos de trabalhos acadêmicos utilizados pelos professores ao longo do curso de Pedagogia e em eventos acadêmicos, tais como: tipos de fichamento, resumo, resenha, artigo, portfólio, relatório, painel e oral, entre outros.
Este mini curso tem por ibjetivo conhecer os diferentes tipos de trabalhos acadêmicos (tipos de fichamento, resumo, resenha, artigo, portfólio, relatório, painel e oral), que são exigidos ao longo do curso de Pedagogia e em eventos acadêmicos, além de identificar as características de cada tipo de  trabalho acadêmico.
A atividade será desenvolvida pelos bolsistas do PET sob a orientação da professora Carmensita Passos.

0 comentários:

Postar um comentário

Faça seu comentário :)