rss

Quando pensamos em Escola, logo pensamos em salas com alunos sentados em cadeiras enfileiradas de frente para o professor (a), escutando atentamente, por amor ou falta de opção, além de outras características específicas. Como pedagoga, eu, Neilyanne Almeida desejo uma educação diferenciada e que fuja desse modelo tradicional. Questionar esse modelo implica em rever como, para quê e por que queremos e precisamos de uma nova forma de educar.
Essa necessidade de mudança da Educação já foi questionada e transformada em ação educativa por alguns educadores. Temos como, por exemplo:

1.      Escola da Ponte Vila das Aves: É uma escola que não tem salas de aula, não tem turmas divididas por faixa etária, não tem provas, não tem nada. As próprias crianças decidem o que querem aprender, e assumem algum aspecto do funcionamento da escola. A escola é organizada por dimensões artísticas, identitária, lingüística, lógico - matemática e naturalista. Tal escola foi criada em 1976, pelo Professor José Francisco de Almeida Pacheco e está localizada em Portugal. 
 
2.      Escola Micael Waldorf: Uma das principais características da Pedagogia Waldorf é o seu embasamento na concepção de desenvolvimento do ser humano introduzida por Rudolf Steiner e a Antroposofia. Steiner desenvolveu um currículo que equilibra os três elementos constitutivos do homem segundo a Antroposofia: Corpo, Alma e Espírito, estes relacionam-se intrinsecamente com as atividades do Querer, Sentir e Pensar. Além de o professor acompanhar o mesmo aluno por 8 anos. - 

3.      Escola Vila: A semente da escola Vila foi plantada quando Fátima Limaverde e outras mães decidiram se reunir para trabalhar com seus filhos. A escola Vila “investe num trabalho de consciência baseada nos valores e direitos humanos, e nas mudanças de atitudes que levam o ser a ter uma visão de mundo mais ampla e humana”. Fundamentado pela pedagogia da Educação Biosustentável, Ecossistêmica e Transdisciplinar, o currículo é organizado com base em seis projetos, nos quais o aluno vê o conteúdo didático de forma contextualizada a partir das vivências que os projetos proporcionam. - 

Existem outras escolas que possuem uma pedagogia diferenciada, e lutam por uma educação transformadora. Por acreditar na transformação desses paradigmas educacionais que consequentemente refletirão na transformação da sociedade, pretendo mudar a educação, pois qualquer mudança é melhor que permanecer na mesma.

0 comentários:

Postar um comentário

Faça seu comentário :)