rss


ATIVIDADE DE EXTENSÃO

Atividade 1: PET VAI À ESCOLA

Estão previstas visitas quinzenais na Escola Municipal de Ensino Fundamental José Airton Teixeira, Anexo 2 – Criança Feliz, Bairro Santana Mondubim, Fortaleza-CE, que ocorrerão nas terças-feiras, com turmas do 5º ano, onde serão abordados temas referentes as necessidades da escola, tais como: sexualidade, drogas, violência, homossexualismo, entre outros.

A atividade será desenvolvida pelos bolsistas do Pet sob orientação do professor José Gerardo Vasconcelos.

Atividade 2. I SIMPÓSIO PET PEDAGOGIA

O I Simpósio do PET de Pedagogia da UFC terá como tema: “O pensamento pedagógico hoje” tem como principal objetivo estimular o envolvimento dos estudantes em atividades que favoreçam a troca de experiências através de seus trabalhos realizados no meio acadêmico. Será realizado no período de 13 a 15 de abril de 2011, na FACED – Faculdade de Educação/ UFC e tem como público-alvo graduandos do curso de pedagogia da Universidade Federal e das demais faculdades e universidades públicas e privadas do Estado, os estudantes do Programa de Pós-Graduação em Educação, as Licenciaturas da Universidade Federal do Ceará, além de pesquisadores, professores e pedagogos e demais profissionais da educação. Contará com o apoio da Coordenação do Curso de Pedagogia e do Centro Acadêmico Paulo Freire.


A atividade será desenvolvida pelos bolsistas do Pet sob orientação do professor José Gerardo Vasconcelos.


O Pet Pedagogia participa da Feira das Profissões, atividade proposta pelo INTERPET Ceará que consta da montagem de stands com informações e material dos Cursos em escolas e tem por objetivo oferecer orientações e esclarecimentos aos alunos das escolas básicas, em especial os do 3º ano do Ensino Médio, prestes a escolherem seu curso universitário.

Os bolsistas são responsáveis por atender os alunos prestando-lhes informações e esclarecendo dúvidas, apresentando o curso, seu projeto pedagógico, sua inserção profissional no mundo do trabalho, utilizando banners e material didático.

Esta atividade expressa uma articulação com o Curso de Pedagogia, na medida em que  esclarece a comunidade sobre essa profissão, sua atuação profissional e seu processo formativo.

Atividade 4 CINE PET

A Faculdade de Educação da UFC- (FACED) localiza-se no bairro Benfica, um bairro conhecido por ser um grande pólo cultural de Fortaleza, expressão e berço de inumeráveis formações artísticas.

Nesse sentido, há muito, é tradição a cultura de cine-clubes e a formação de platéias pelo bairro, o que progressivamente vem desaparecendo. O CINE-PET tem dentre seus objetivos ajudar a manter a tradição cultural cineclubista no bairro Benfica. A atividade abre suas portas para a participação da comunidade e para estudantes de outras universidades interessados por cinema. A atividade será promovida pelos bolsistas do PET Pedagogia sob a orientação do Professor José Gerardo Vasconcelos.

Atividades 5. CONTRIBUIÇÃO DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA UFC PARA A QUALIFICAÇÃO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM ESCOLAS PÚBLICAS

Algumas bolsistas do Pet Pedagogia participarão do Projeto “Mão na Massa”, que baseado no princípio de que “aprender direito é direito” defende que é necessário implantar nas salas de aula das escolas públicas de educação básica novas dinâmicas de trabalho que possam garantir a todos os estudantes a efetivação da educação como um direito. O projeto tem como um dos objetivos levar a necessidade de transformar as escolas em comunidades de aprendizagens. Estão previstos a preparação do grupo de envolvidos na Universidade Federal do Ceará e o contato inicial com a escola pública que se filiará à proposta.  Posteriormente terá a formação, em serviço, de professores das séries iniciais do ensino fundamental.

A atividade será desenvolvida pelos bolsistas do Pet sob orientação do professor Idevaldo Bodião

Atividade 5. CICLO DE DEBATES

Devido a demanda oriunda por parte dos alunos e professores, o Pet Pedagogia se propõem a organizar um ciclo de debates sobre temas diversos que estejam relacionados com a sociedade e a comunidade acadêmica.
Neste Ciclio de Debates serão discutidos assunto referentes a Usina Nuclear, a profissão do Pedagogo, aos direitos e deveres dos estagiários, Educação Infantil entre outros assuntos que forem de interesse da comunidade.
Os Ciclos serão mediados por professores da Universidade Federal do Ceará e professores convidados.
A atividade será desenvolvida pelos bolsistas do Pet sob orientação do professor José Gerardo Vasconcelos.


ATIVIDADES DE PESQUISA

Atividade 1. HISTÓRIA E MEMÓRIA DO PET PEDAGOGIA

Tem como objetivo conhecer e resgatar a história e memória do PET Pedagogia. A investigação se dará por meio de entrevistas com alguns tutores e bolsistas que fizeram parte do projeto no passado.
Espera-se a partir deste resgate apresentar as contribuições do grupo para o Curso de Pedagogia, comunidade acadêmica e outros.

A atividade será desenvolvida pelos bolsistas do Pet e orientada pelo Professor José Gerardo Vasconcelos.

Atividade 2. EXPECTATIVAS PROFISSIONAIS DOS GRADUANDOS EM PEDAGOGIA

Tem como objetivo identificar a expectativa que o estudante de Pedagogia tem em relação a sua atuação profissional. A investigação se dará por meio da aplicação de questionários a estudantes do 7° e 8 ° semestres dos Curso de Pedagogia diurno e noturno.
Espera-se obter um mapeamento das expectativas profissionais que indique os espaços profissionais que os futuros pedagogos pretendem ocupar e estabelecer uma relação com a formação oferecida pelo Curso de Pedagogia e o mundo do trabalho.

A atividade será desenvolvida pelos bolsistas do Pet e orientada pelo Professor José Gerardo Vasconcelos.

Atividade 3. ATUAÇÃO PROFISSIONAL DO PEDAGOGO EM ESPAÇOS EDUCATIVOS ESCOLARES E NÃO-ESCOLARES

Tem como objetivo conhecer a realidade de atuação profissional do pedagogo, tais como: possibilidade de atuação em diversos espaços escolares e não escolares. A investigação se dará por meio da aplicação de questionários a pedagogos e chefes de departamento, coordenadores de instituições de ensino.

Espera-se obter um mapeamento das possibilidades de atuação profissional do pedagogo na cidade de Fortaleza-CE


A atividade será desenvolvida pelos bolsistas do Pet e orientada pela Professora Carmensita Passos.


ATIVIDADES DE ENSINO

Atividade 1: GRUPO DE ESTUDOS

Filosofia da Educação: O grupo de estudo consistirá na leitura e discussão de textos sobre Filosofia da Educação e visa oferecer subsídios teóricos para fundamentar a realização das ações do Pet – Pedagogia, como o projeto de extensão Pet vai a Escola. O tema deste grupo de estudos tem relevância para a formação do pedagogo e do professor, além de ser uma temática ampla e complexa que oferece um extenso leque de assuntos com potencialidade de serem aprofundados. Os temas propostos para o ano de 2011 são: Platão, Aristóteles, Karl Marx, Santo Agostinho, John Locke, Rosseau, Hegel, Arthur Schopenhauer, Nietzche, Freud, Focault.
                              
O Grupo de Estudos será coordenado pelo professor José Gerardo Vasconcelos com o apoio dos bolsistas do PET e será aberta a comunidade acadêmica.

Atividade 2: RECEPÇÃO DE CALOUROS

A atividade visa recepcionar os novos alunos do Curso de Pedagogia oferecendo orientações gerais sobre o curso, a Universidade e as atividades realizadas pelo grupo PET. Com essa atividade busca-se uma maior integração com o curso, despertar o interesse dos alunos ingressantes pelas atividades do PET e divulgar os trabalhos desenvolvidos pelo grupo, além de apresentar outras possibilidades acadêmicas e sociais que o curso oferece.

A atividade será realizada pelos bolsistas do PET em parceria com o Centro Acadêmico e a coordenação do curso.

Atividade 3: MINI-CURSO ORIENTAÇÕES PARA A APRESENTAÇÃO ORAL DE TRABALHOS ACADÊMICOS

Destina-se a alunos recém-ingressos na Universidade e outros graduandos interessados. O mini-curso visa oferecer elementos que auxiliem na apresentação oral de trabalhos acadêmicos, discutindo técnicas e orientações para uma boa apresentação utilizando os recursos audiovisuais, com o intuito de dinamizar e tornar interessante a apresentação de um determinado conteúdo. 
A atividade será desenvolvida pelos bolsistas do PET sob a orientação da professora Carmensita Passos.

Atividade 4. CINE PET

O CINE PET tem como objetivo a integração dos alunos de diversos semestres do curso de Pedagogia, com temas voltados para educação. As atividades serão exibidas mensalmente em uma sala de aula na Faculdade de Educação - FACED, por meio de um projetor multimídia. Convidaremos professores e/ou estudiosos sobre os assuntos que serão abordados para facilitarem os debates.
O CINE dará direito a um certificado para aqueles estudantes de Pedagogia que estiverem presentes a, pelo menos, 75% das atividades.  Desta forma a atividade integra-se ao Projeto Pedagógico do curso, oferecendo atividades complementares. 


Atividades 5. SESSÕES DE ESTUDO E PLANEJAMENTO DAS ATIVIDADES DO PROJETO INTERDISCIPLINAR DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DE COMUNIDADES PESQUEIRAS DO CEARÁ

O Projeto Interdisciplinar de Formação Continuada para Professores de Comunidades Pesqueiras do Ceará envolve ações de ensino, pesquisa e extensão tendo como principal objetivo estabelecer uma parceria entre Universidade e escolas de comunidades pesqueiras que contribua para o aperfeiçoamento do ensino das instituições parceiras, através de ações voltadas para a formação continuada dos professores das escolas dessas comunidades e da criação de oportunidades formativas para os alunos dos cursos que integram projeto (Licenciatura em Física, Geografia e Pedagogia).

As escolas envolvidas no projeto, bem como em quais localidades os trabalhos se desenvolverão ainda serão definidas.

A realização de tais ações demanda preparação, estudos, aprofundamento de conceitos, discussões, integração e trabalho conjunto da equipe responsável pelo projeto. Este é o objetivo desta atividade que ocorrerá quinzenalmente, coordenada pelos professores Maria do Céu de Lima (Licenciatura em Geografia), Prof. Afrânio Coelho (Licenciatura em Física), Profa. (Carmensita Matos Braga Passos (Coordenadora dos grupos de trabalho das licenciaturas da UFC) e Prof. Herbert de Vasconcelos (Instituto UFC Virtual) e terá a participação de graduandos das áreas de Física, Geografia e de alguns bolsistas do PET Pedagogia), outros.

Atividade 6: MINI-CURSO NOÇÕES BÁSICAS DOS TIPOS DE TRABALHOS ACADÊMICOS

Os estudantes recém ingressos da Universidade Federal normalmente passam por um processo de transição delicado, do ensino médio para o nível superior, pois entram em um sistema que incentiva a produção acadêmica, coisa que eles não estão habituados. Os discentes ficam repletos de dúvidas quando são apresentados aos novos tipos de trabalhos acadêmicos e suas exigências. Eles tem dificuldades para compreender a diferença entre uma resenha e um resumo, bem como acerca das normas de formatação dos trabalhos exigidos nos eventos acadêmicos. Devido a tais dificuldades dos alunos ingressos, é que nos propomos a apresentar o mini-curso que aborde os tipos de trabalhos acadêmicos utilizados pelos professores ao longo do curso de Pedagogia e em eventos acadêmicos, tais como: tipos de fichamento, resumo, resenha, artigo, portfólio, relatório, painel e oral, entre outros.
Este mini curso tem por ibjetivo conhecer os diferentes tipos de trabalhos acadêmicos (tipos de fichamento, resumo, resenha, artigo, portfólio, relatório, painel e oral), que são exigidos ao longo do curso de Pedagogia e em eventos acadêmicos, além de identificar as características de cada tipo de  trabalho acadêmico.
A atividade será desenvolvida pelos bolsistas do PET sob a orientação da professora Carmensita Passos.

A Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação (Sesu/MEC) enviou Ofício a todos os Reitores, prestando esclarecimentos sobre as negociações ocorridas entre os Ministérios da Educação e do Planejamento com a entidade que congrega os trabalhadores.

São os seguintes os pontos da Nota assinada pelo Secretário de Educação Superior:

1. No momento em que estavam ocorrendo as negociações entre a Direção Nacional da FASUBRA e os Ministérios da Educação e do Planejamento, com prazo de término da primeira etapa de negociações prevista para o dia 7 de junho, foi deflagrada a greve pela categoria.

2. Importante ressaltar que antes da deliberação da greve a Direção Nacional da FASUBRA foi recebida pelo Secretário de Educação Superior e pelo Ministro da Educação.

3. Na ocasião, foi solicitado ao Ministério da Educação que fosse encaminhado à categoria um documento que manifestasse o compromisso do Governo com um calendário para conclusão das negociações da pauta apresentada pela categoria.
4. A partir de tal entendimento, no dia 1º de junho de 2011, foi encaminhado à entidade sindical o Oficio Conjunto Sesu/MEC – SRH/MP nº 1/2011, em que os Ministérios do Planejamento e da Educação manifestaram a disposição do Governo em prosseguir com a negociação, bem como o de pactuar um prazo para a conclusão da mesma. Mesmo após o envio da comunicação, a categoria optou por deflagrar a greve a partir do dia 06 de junho.
5. Em que pese a greve da categoria, o Ministro da Educação recebeu o Comando Nacional de Greve, ocasião em que reiterou o teor do documento encaminhado, manifestando, mais uma vez aos dirigentes, a disposição do Governo em dar continuidade à agenda de negociação. Na ocasião foi solicitado que o Governo enviasse um novo documento explicitando o compromisso com um prazo de negociações que levasse em consideração os prazos da Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2012.

6. No dia 5 de julho de 2011, as Secretarias de Educação Superior do Ministério da Educação e de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento encaminharam novo documento (Ofício Conjunto nº 2/2011 – Sesu/MEC – SRH/MP) em que, em uma segunda oportunidade, foi reiterada a disposição do Governo em continuar com o processo de negociação de todos os pontos de pauta apresentados pela FASUBRA dentro de um calendário que considerasse, repisa-se, os prazos da Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2012.

7. A partir de tal manifestação, o Comando Nacional de Greve decidiu pela suspensão da greve, decisão que não foi acatada pelas bases da categoria.

8. Com estes esclarecimentos esperamos deixar claro que, desde o início, o Governo manifestou de forma clara e inequívoca a sua disposição em permanecer na mesa de negociação, discutindo a pauta definida pela categoria, bem como acatando os prazos solicitados tanto pela Direção Nacional da FASUBRA como pelo Comando Nacional de Greve.
Atenciosamente,

Luiz Cláudio Costa
Secretário de Educação Superior
Ministério da Educação

Fonte: www.ufc.br

No SIGAA, o horário de uma turma é exibido na forma de um código, o qual é composto por  três elementos:
i) Dígitos que representam o dia da semana (1 a 7) : 1 - Domingo, 2 - Segunda, 3 - Terça,  4 -Quarta, 5 – Quinta, 6 – Sexta, 7 – Sábado;
ii) Letra que representa o turno (M,T,N);
iii) Dígitos que representam a ordem dos horários dentro do turno (0 a 9).
A tabela abaixo expõe cada horário e sua representação ordinal no código.
M - MANHÃ              T - TARDE             N - NOITE
0 07:00 – 08:00       0 12:00 – 13:00   0 17:00 – 18:00
1 07:30 – 08:30       1 12:30 – 13:30    1 17:30 – 18:30
2 08:00 – 09:00       2 13:00 – 14:00   2 18:00 – 19:00
3 08:30 – 09:30       3 13:30 – 14:30   3 18:30 – 19:30
4 09:00 – 10:00       4 14:00 – 15:00   4 19:00 – 20:00
5 09:30 – 10:30       5 14:30 – 15:30   5 19:30 – 20:30
6 10:00 – 11:00        6 15:00 – 16:00  6 20:00 – 21:00
7 10:30 – 11:30        7 15:30 – 16:30   7 20:30 – 21:30
8 11:00 – 12:00        8 16:00 – 17:00   8 21:00 – 22:00
9 11:30 – 12:30        9 16:30 – 17:30   9 21:30 – 22:30


Exemplos:
• 24M24: Segunda-feira e quarta-feira, de 08:00 às 10:00.
• 35N79: Terça-feira, de 20:30 às 22:30.
• 26T68: Segunda-feira e sexta-feira, de 15:00 às 17:00.
• 2T6 6T8: Segunda-feira de 15:00 às 16:00 e sexta-feira, de 16:00 às 17:00.
• 3M24 4M68: Terça-feira de 08:00 às 10:00 e quarta-feira de 10:00 às 12:00.
• 4T68 6N24: Quarta-feira de 15:00 às 17:00 e sexta-feira de 18:00 às 20:00.
• 7M357 6N35: Sábado de 08:30 às 11:30 e sexta-feira de 18:30 às 20:30.
• 5T468 5N0: Quinta-feira de 14:00 às 18:00.
• 2M8 2T08 2N0: Segunda-feira de 11:00 às 13:00 e de 16:00 às 18:00

ps. Informação tal qual no manual: http://www.sti.ufc.br/images/stories/arquivos/manuais_si3/si3-sigaa_tabela_de_horarios_da_graduacao.pdf

Com o intuito de ajudar, um pouquinho, os estudantes que estão com dificuldade de utilizar o novo Sistema  Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA), postaremos algumas dicas de uso e o significado dos termos . 

1. Matriz Curricular: está diretamente ligado as Habilitações/Áreas de Concentração, Turno e Campus de Localização  identifcando unicamente o curso. Uma "Matriz Curricular" pode ter varias "Estruturas Curriculares" associadas.
2. Estrutura Curricular: Equivale ao "Currículo" propriamente dito ou "Grade Curricular" de um curso. 
3. Componente curricular: são as disciplinas e as atividades (estágio, TCC, atividade complementar...)
4. Código de Horário do SIGAA: 
A partir das disciplinas selecionadas é gerado um codigo. Esse codigo e composto de "palavras".
Cada palavre e formada por tres partes basicas:
i) Digitos que representam o dia da semana(1 a 7)
ii) Letra que representa o turno(M,T,N)
iii) Digitos que representam a ordem dos horarios dentro do turno (0 a 9)

5. Para localizar a oferta de turmas vá no link‘Ensino’; ‘Consultar turma’, então aparecerá um formulário. Preencha: 'Ano período' : 2011.2; 'Ofertadas ao Curso' e 'buscar' -Assim aparecerá todas as disciplinas.
Se você souber os códigos da disciplina preencha, pois assim ele mostrará as possibilidades só da disciplina.

6. Para consultar seu histórico  clique na opção 'Ensino', então aparecerá o item 'Consultar Histórico' lá vem dizendo quantos créditos você 'integralizou' (cursou) e quantos estão pendentes.

Se tiver mais alguma dúvida acesse o manual de demanda e oferta de turmas:  http://www.sti.ufc.br/images/stories/arquivos/manuais_si3/manual_sigaa_turmas_departamento_versao2.pdf
Ou  contate a Sec. de Tecnologia da Informação (3366.9999).
Formalize queixas na Ouvidoria: 3366.7339 / ouvidoria@ufc.br